Eu sou uma viciada em chá

Ahh o chá confesso que quando menor odiava chá de qualquer tipo, nem aqueles de camomila eu gostava, mas ao longo do tempo foi virando um amor que so tende a crescer. Alem de ser uma deliciosa companhia para uma boa leitura ou um filminha também tem lá suas vantagens medicinais veja abaixo algumas delas.


Dica:
- Para que os chás tenham os efeitos esperados, eles tem que ter um preparo todo especial e com muito carinho.
- De preferencia para as folhas aquelas de produtos naturais ou feirinhas sabe, aqueles de saquinho são so gostosos mesmo porque a parte medicinal é quase nada, como as plantas são totalmente trituradas a sua ação de principio vira quase nula.
- Existe duas formas de preparo corretos, as outras não trazem benefícios a saúde.
   1. A infusão, esse é para o preparo de boldo, camomila, carqueja, erva-cidreira, erva-doce, hortelã, chás branco, preto e verde. Esse método consiste em colocar a planta seca ou fresca em uma xícara, acrescentando água fervente e sendo ingerido imediatamente apos 5 minutos.
   2. Decocção que também serve para o carqueja e os demais que não estão acima. Esse segundo método é usado especialmente para as plantas mais duras, deve se colocar de 2 à 7 minutos em água fervente, sendo que 2 para flores e folhas e 7 para raízes e caules. Esse método trás muito mais benefícios mas também deixa um gostinho mais forte e amargo.

Veja a descrição de algumas delas:

  • Erva-cidreira 



Esse nome pode se referir tanto a melissa officinalis (nativa na Europa) como o capim-cidreira.

INDICAÇÕES: Ambas são usadas como calmante e indicadas para alivio do estresse, ainda tendo função anti-inflamatória e diminuem a pressão.
EFEITOS COLATERAIS: Devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, porque podem potencializar o efeito sedativo.

  • Branco, Preto e Verde
Os três são feitos com folhas de diferentes partes de uma mesma plantam, a camillia sinensiste.

INDICAÇÕES: Aceleram o metabolismo, deixam com mais energia e prometem um emagrecimento mais rápido.

EFEITOS COLATERAIS: São contra indicadas para pessoas sensíveis a cafeina, hipertensas e com quadros de arritmia. Gestantes também não devem consumir esses, para elas so chás de bebê.

  • Carqueija

Nativa dos Andes, a Baccharis trimera é uma planta resistente. Por causa disso, ela é facílima de achar, cresce em qualquer lugar.

INDICAÇÕES: Auxilia na digestão, ajuda também a conter aqueles piriri kk, alem de sua função diurética. 
EFEITOS COLATERAIS: Se tomar em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no figado.

  • Camomila 

A Matricaria recutita, deve-se principalmente às propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso. 

INDICAÇÕES: Tem efeito calmante, ajuda na digestão, purifica o sangue, trata inflamações de pele, ajuda a regular o ciclo menstrual. E faz ate mechas no cabelo kkk é so passar nos cabelos e ir pro sol.
EFEITOS COLATERAIS: Deve ser evitado para aqueles que sofrem de refluxo, pode causar sonolência, mas ninguém acordou para confirmar essa informação.

  • Hortelã

    • O nome serve para definir mais de 20 especies de gêneros Mentha. Citado ate naquele liro As mil e uma noites sabe. Reza a lenda que Scherazade narrava suas historias bebendo esse chá.

      INDICAÇÕES: Regula o ciclo menstrual, combate febres... Alem disso, o mentol que é o aroma da hortelã, é absorvido pelo sistema respiratória, alivia o sintomas da gripe.
      EFEITOS COLATERAIS: Pessoas com refluxo devem passar longe.

      • Erva-doce


      Conhecida a mais de 5 mil anos, a Pimpinella anisus vem do norte da Africa. Ja foi tão valiosa que a Inglaterra vitoriana paga impostos para tela.

      INDICAÇÕES: Tem efeito expectorante e é laxativa, ainda ajuda na produção de leite das mamães.
      EFEITOS COLATERAIS: Mantenha fora do alcance de crianças, pode causar convulsão.
      • Boldo
      O único com efeito cientificamente comprovado é o Pneumus boldus, originário no Chile.

      INDICAÇÕES: Protege o figado contra danos causados por substancias toxicas e radicais livres, alem disso diminui a acides do estomago e digere as gorduras no intestino.
      EFEITOS COLATERAIS: Se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substancia que age no sistema nervoso central.

      Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo